Superestrutura
Estrutura: Conjunto de elementos interligados entre si, e a meio exterior, capaz de receber esforços externos, absorvê-los e transmiti-los até seus apoios externos para equilibrar as cargas
Estruturas: Barras, Placas e Blocos.
Vínculos: São Mecanismos de união dos elementos estruturais
Apoio Articulado Móvel: Oferece reação normal ao plano de apoio
Apoio Articulado Fixo: Oferece reação normal e paralela ao plano de apoio
Engaste ou Apoio Engastado: Oferece reação normal e paralela ao plano de apoio, bem como a rotação.
Estruturas Isostáticas: Todos os esforços internos e externos podem ser determinados com a aplicação das equações das equações de equilíbrios das estáticas.
Estruturas Hiperestáticas: Quando não é possível a determinação de todos os esforços externos e internos, apenas com a aplicação das equações de equilíbrio, recorrendo-se a equações de compatibilidade das deformações.
Incógnitas Hiperestáticas (ou redundantes): São os esforços externos ou internos, que existem a mais do que aqueles que podem ser determinados com as equações de equilíbrios.
Hiperestaticidade Externa (GE): É o número de reações de apoio superior a três.
Hiperestaticidade Interna (GI): É o número de incógnitas hiperestáticas, supondo conhecidas todas as reações.
Hiperestaticidade (G): É a soma da externa mais a interna (g= ge+gi).
Estruturas Hipostáticas: Quando o número de vínculos é insuficiente.
Método das Forças: Determinar um conjunto de reações e/ou esforços internos solicitantes que são superabundantes ao equilíbrio estáticos de estruturas hiperestáticas, permitindo que as demais reações e/ou esforços internos solicitantes sejam calculados com as equações da estática.
Método de Cross: é utilizado no cálculo de estruturas hiperestáticas. Este modulo de cálculo estrutural faz parte do método das deformações, consistindo em um algaritmo de grande simplicidade e rapidez para a resolução de estruturas.
Coeficiente de Rigidez: Rigidez de uma barra