estrutura e superestrutura
A estrutura é a forma como a sociedade se organiza, é a partir de suas ações que o indivíduo produz a sociedade. O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de uma sociedade forma sua base ou estrutura. Na Sociologia Marxista, Marx demostra preocupação com a desigualdade e transformação social. Para ele no modo de produção da sociedade atual o capitalista, é constituído por duas classes sociais antagônicas, a classe dominante que compreende os capitalistas que são as pessoas que detêm os meios de produção, e a classe dominada, que compreende os proletários, trabalhadores. Para Marx o capitalismo produz uma das primeiras relações sociais essenciais, que é a relação de compra e venda de força de trabalho, a relação de assalariamento.
Ao analisarmos a teoria de Marx, dentro dos aspectos históricos, podemos compreender que é o homem que transforma o mundo a partir de suas ações. Os movimentos históricos ocorrem de acordo com as condições materiais da vida. A partir do materialismo histórico é possível obter uma explicação da história das sociedades humanas, a infraestrutura é composta pelos meios materiais de produção, poder econômico, e a superestrutura compreende as instituições responsáveis pela produção ideológica, costumes, moral.
Na filosofia de Marx o materialismo dialético é uma das bases do pensamento marxista, que une pensamento e realidade, a realidade é contraditória com o pensamento dialético, procura demostrar as contradições internas da sociedade de classes. Para Marx sua filosofia também está relacionada a ideia de Praxis que é pensar o mundo, filosofar o mundo, criar uma teoria, mas que essa teoria não venha sozinha e sim acompanhada da pratica, a transformação do mundo.
Os aspectos geográficos do marxismo constituem analisar as relações espaciais humanas e a relação com o ambiente natural, que são vistas como resultado do modo de produção material. Segundo Marx o modo de produção é capaz de