Estrutura e Superestrutura por Karl Marx
- A superestrutura corresponde à estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica. A posição do marxismo, é que a infra-estrutura determina a superestrutura, mas ao tomar conhecimento das contradições, o homem pode agir ativamente sobre aquilo que o determina.
Diretamente associada ao capistalismo, a estrutura onde é feito o que se precisa para viver, determina como se vive alem desta esfera, que é determinada pela superestrutura, nas ideias de Karl Marx o material surgiu antes do imaterial, logo a estrutura originou a superestrutura.
A relação entre as duas reflete ao momento da Revolução industrial, onde o trabalhador que passou a se tornar alienado(Não fazer parte do produto final), produzia muito e recebia apenas pelo que era pré definido a produzir, logo produzia mais do que o estipulado em contrato, mas apenas recebia pelo que estava Pré-Definido.
Isso criou um conflito entre a estrutura e a superestrutura, a superestrutura cria ideologias para que o trabalhor aceite sua situação dando a falsa impressão de que as coisas eram como tinham de ser.
Neste Exemplo a Superestrutura é Definida pela classe social dominante, que a usa para manipular a classe mais pobre que foi geradora de todo o sistema, por outro lado quando a classe pobre toma conhecimento e tentar mudar a Superestrutura ela mesmo sofre mudanças. Tornando Estrutura e Superestrutura diretamente ligadas.
Exemplo da Vida Real.
O ser humano explora o meio ambiente em busca do ''desenvolvimento''.
O meio ambiente é alterado, tornando cada vez mais dificies as condições de vida.
Forçado pelo Meio Ambiente o homem passa a tentar protegelo e recuperar o mesmo, o meio ambiente então começa a se recuperar. SuperEstrutura = Meio Ambiente
Estrutura = Homem
O meio ambiente torna possivel o