Discorra sobre a questões fundamentais de economia que tem sua origem na escasses dos fatores de produção

798 palavras 4 páginas
[pic] FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS [pic]
CURSO DE DIREITO

TRABALHO DE PESQUISA

MANAUS - AM
Maio 2012
EDIMAR REIS
EUDES
HERMIDAS
JEAN PIERRE
MARIO PRINTES
ROSILDA

TRABALHO DE PESQUISA

Trabalho solicitado por orientação do Prof. Mauro Cesar Araujo Geri da disciplina Antropologia e Sociologia do Direito do 1º período.

MANAUS - AM
Maio 2012
KARL MARX (1818 – 1883) - MATERIALISMO HISTÓRICO

1) Quais as características dos conceitos de super – estrutura e infra - estrutura na teoria do materialismo histórico de Karl Marx (1818 – 1883) ?

Karl Marx, baseado na dialética de Heráclito e idealismo dialético de Hegel que compreende três fases que são: tese, antítese e síntese, ou seja, uma lei baseada na contradição, onde do conflito entre tese e antítese surge uma síntese que é a superação da contradição, a síntese então torna-se uma nova tese que contrasta com uma antítese que resulta em uma síntese e assim, um ciclo infinito. Marx, por sua vez, utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Tal método utiliza-se do princípio da contradição, ou seja, um movimento de evolução e transformação por contradição que permite vencer as próprias contradições (síntese). Ao estudar determinado fato histórico, Marx buscava os elementos contraditórios neste fato no intuito de encontrar o elemento que seria responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico. Entretanto, o marxismo baseia-se na convicção científica de que tudo pode ser explicado unicamente pela matéria, tanto que Marx transforma a compreensão idealista da dialética de Hegel em uma materialista, logo, o conceito de materialismo histórico de Karl Marx pode ser dito como a

Relacionados