Karl Marx
. Mais-valia é um conceito fundamental da politica marxista, que consiste no valor pago ao trabalhador, isto é na exploração exercida pelos capitalistas sobres seus assalariados. Este conceito foi empregado por Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista, Logo a mais valia é a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
Os capitalistas podem lançar mãos de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro:
Mais valia absoluta consiste estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante.
Mais valia relativa consiste em aumentar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização.
CAPITALISMO
Um processo ininterrupto de produção em massa, geração de lucros e acumulo de capital. Nesse sistema , a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, o qual, em tese os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e procura, pressupondo que essas variáveis por si só se equilibram. O capitalista compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens, que após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
O que são relações de produção para Karl Marx e qual a sua importância para a vida social.
As relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção da vida material.
Para Karl Marx as relações de produção corresponde a uma relação social entre duas classes de um lado a burguesia por ter o monopólio dos meios de produção e dinheiro, e outro a classe trabalhadora proprietária da sua força de trabalho que é forçada a vender. As relações de produção, conjuntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, que é a base material da sociedade. Com a produção de bens o homem passa da existência biológica a uma existência social.
Diante de uma sociedade que prioriza o sistema econômico e a propriedade privada,