Estrutura e Superestrutura
Marx era economista e materialista, portanto, ao contrário dos idealistas, dava grande importância à tangibilidade das coisas. Então, após analisar e entender a sociedade capitalista, ele criou um conceito de Estrutura e Superestrutura (Infraestrutura e Sobre estrutura).
Estrutura ou Infraestrutura seria a maneira como a sociedade se organiza para produzir os bens necessários à sua existência. São todas as estruturas que fazem parte da forma que a sociedade se organiza economicamente. É composta pelas forças produtivas (trabalho humano, matéria prima) e pelas relações de produção, que são as formas como os homens se organizam para produzir.
Já a Superestrutura ou Sobre Estrutura corresponde a toda estrutura ideológica, política e jurídica na sociedade. Ou seja, os costumes, a cultura, o regime político, as leis, etc. Segundo Marx, a Infraestrutura determina a Superestrutura, então com uma mudança nas formas de organização econômica ocorreria uma mudança em toda a sociedade.
Com esses conceitos podemos fazer uma analise da sociedade contemporânea. Em que a estrutura é ainda a capitalista, organizada em quem possui os meios de produção de bens e serviços e aqueles que vendem sua força de trabalho. Isso gera uma superestrutura com a cultura voltada totalmente para a acumulação de capital, com políticas e legislações supostamente construídas para que esse objetivo capitalista seja possível. Porém, Marx dizia que com a mais-valia e a alienação ao seu favor, o poderio da burguesia se tornaria tamanho que ela seria capaz de exercer influência na Superestrutura para que todos os ideais da sociedade fossem voltados aos seus interesses.
Assim, indaga-se a verdadeira ideia do capitalismo. Qual a liberdade para o trabalhador nesse sistema? Segundo Marx, com a superestrutura no poder dos interesses da burguesia teria os ideais e princípios sociais utilizados para manter os trabalhadores sob controle. E só com luta e revolta, a classe do