pegadinhas de concursos
Edição 2 - Ago-Set/ 2009
(e fuja delas...) por Eric Savanda
Este e-book pode ser livremente copiado e distribuído através de qualquer meio eletrônico ou impresso desde que o seu conteúdo seja mantido intacto sem nenhuma alteração.
Comprar:
http://www.brasport.com.br/index.php?Escolha=8&Livro=L00324
Por que Estudar Pegadinhas?
Dar às pessoas aquilo que elas precisam
Com cerca de cinco milhões de brasileiros se preparando de alguma forma para se submeterem a exames para algum tipo de concurso público, a concorrência ficou acirrada.
Não importa o nível do cargo ou do emprego desejado, se for público, com raras exceções, a relação entre o número de candidatos e vagas disponíveis é disputadíssima.
Isso não é nenhuma novidade. Tampouco é novidade o fato de que para se conseguir passar em um concurso público é preciso estar entre os mais bem classificados, não importa o número de concorrentes. E para isso, é imprescindível estudar, estudar muito!
Muitos candidatos se matam de estudar. Inscrevem-se em cursinhos, gastam uma fortunas em livros investindo meses e até mesmo anos nos estudos, mas se esquecem de prestar atenção a um requisito dos mais importantes para o sucesso: O seu estado emocional no momento de resolver as questões das provas.
E assim, muitos dentre os melhores e mais bem preparados candidatos acabam vítimas de seu próprio estado emocional, pois na hora mais decisiva ficam ansiosos, inseguros ou preocupados com o tempo que falta para o término da prova. E aí fazem bobagens, marcam opções erradas mesmo em questões que normalmente tirariam de letra, erram no Português e na pior das hipóteses, deparam-se com o terrível “branco de memória”, quando até mesmo a matéria mais bem assimilada em meses de estudos desaparece como por encanto. Quanta frustração!
Felizmente os candidatos estão se conscientizando da necessidade de cuidar também da parte emocional e incluí-la como um dos