126 Pegadinhas em língua portuguesa
Vestibular e Concurso Público Compilamos, neste E-Book, as principais pegadinhas em Língua Portuguesa que aparecem nas provas de Vestibular e Concurso Público. Fique atento para não cair em armadilhas como estas. A rápida leitura deste material pode garantir sua classificação. As pegadinhas estão organizadas em fichas numeradas, cada uma com cor diferente, para facilitar a memorização. Este E-Book é uma cortesia de www.softwareebookecia.com. Pode ser copiado e distribuído livremente, porém seu conteúdo não pode ser alterado. www.softwareebookecia.com Página 1
Pegadinha 01 Desculpem o transtorno.
O verbo desculpar é transitivo direto e indireto, isto é, ele possui dois objetos: um direto e outro indireto. A ordem em que esses objetos figuram na oração é indiferente. Pode vir primeiro o objeto direto, depois o indireto, ou vice-versa. Trocando em miúdos, quem desculpa, desculpa alguém por alguma coisa. O objeto direto é sempre uma pessoa e o indireto é alguma coisa. Seria muito desagradável, neste caso, procurar o transtorno para desculpá-lo por alguma coisa que tenha feito de errado. Será que foi o transtorno quem escreveu essa frase? O correto seria escrever:
Desculpem-nos pelo transtorno.
Pegadinha 2 Agradecemos a preferência.
Vamos aprender a agradecer em bom português. Muita gente boa agradece mal aos seus clientes por falta de conhecimento de transitividade verbal. O verbo agradecer, nessa construção, possui outra regência, que o transforma num transitivo indireto acompanhado de um adjunto adverbial de causa. Na frase errada, acima, o agradecimento é dirigido à causa (= a preferência) e não ao seu agente (= o cliente ou os clientes). Para agradecer, corretamente, deve-se escrever assim:
Agradecemo-lhes pela preferência. ou Agradecemos aos nossos clientes pela preferência.
www.softwareebookecia.com
Página 2
Pegadinha 3 São os banqueiros que acabam lucrando.
Neste tópico de dicas de português