Sunitas
De
Geografia
Sunitas
Escola Estadual Rui Barbosa.
Data: 01/07/14.
Profº: Roberto.
Alunos: João Vitor L. de Jesus nº 10
Cristiano
Gustavo
Série: 9 “c”
Os sunitas formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84% do total dos muçulmanos. A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna (Sunna), que se refere aos preceitos estabelecidos no século VIII baseados nos ensinamentos de Maomé e dos quatro califas ortodoxos.
A maioria dos muçulmanos é sunita, são poucos países que tem a maior parte da população de xiitas, como o Irã, o Iraque e alguns outros. Os maiores conflitos entre xiitas e sunitas, além do religioso, é o político. Os sunitas são também o lado mais radical, muitos dos atentados com homens e carros-bomba são de sunitas, para protestar.
Os sunitas e xiitas começaram o conflito alguns anos após a morte de Maomé, iniciando uma espécie de guerra para eleger um representante, onde cada grupo tinha maior vontade de manifestar suas supostas soberania, além de rivalidades comerciais.
O termo sunita tem origem na palavra sunna, que significa "trajetória", "caminho percorrido", e é uma referência ao documento sagrado que narra as experiências do profeta Maomé, a figura central do islã, o profeta ou revelador da vontade de Deus (Alá). Com este termo, os muçulmanos sunitas querem deixar claro que estão comprometidos intimamente com as práticas de Maomé, além do desejo de manter a comunidade islâmica unida, através de um governo formado pela lei e pela persuasão. A sunna serve de referencial nas questões que não sejam minuciosamente abordadas pelo Alcorão. Assim, segundo esse livro sagrado, os sunitas reconhecem somente a ascensão dos líderes religiosos que são diretamente escolhidos pela população islâmica.
/ Símbolo sunita. / Povo sunita.