Relatório de Vidrarias
AULA 2: Utilização de vidrarias e equipamentos básicos de um laboratório de química
Resumo
Esta aula tem como principal objetivo o manuseio e identificação de vidrarias necessárias para a realização de experimentos a partir de conhecimentos de volume, precisão e exatidão, previamente adquiridos para execução deste “laboratório”. Para isso, serão necessários: balança de precisão, proveta, pipeta volumétrica e pipeta graduada (vidrarias de medição de volume) para que os mesmos sejam realizados.
Introdução
De grande importância para a química, a medição correta de elementos é um dos fatores que determinarão o sucesso do experimento e sem as noções corretas destes procedimentos os resultados podem não ser os desejados e o sucesso da experiência poderá ficar comprometido. Para isso, instrumentos de precisão e exatidão são utilizados para obtenção de medidas de volume. Para obtenção de medidas variáveis, utiliza-se da pipeta graduada (figura 2) e para obtenção de volume fixo recomenda-se a pipeta volumétrica, além das pipetas serão demonstrados o manuseio da proveta e da bureta que contam com marcações de volumes diferenciadas de acordo com a precisão necessária para o experimento, serão também verificadas pesagens de objetos utilizando-se de uma balança de precisão.
Retirado de: Quimica Geral - Conceitos Essenciais.
Metodologia
PARTE I:
1. Foram colocados em uma proveta de 50mL, 25mL de gasolina (observando corretamente o menisco)
2. O volume restante (25mL) completar com água e observar a parte inferior do menisco.
3. A proveta foi tampada;
4. Foram executadas 5 inversões para a mistura da água e da gasolina (evitando a agitação do composto)
5. Manter a proveta em repouso por 15 minutos para que seja realizada a separação completa das duas camadas da mistura (duas fases);
6. Anotar os mL (mililitros) da camada aquosa em seguida calcular o teor de álcool utilizando a regra:
Onde:
Vi - é o volume inicial da fase aquosa