Sundaresan e Malha Fechada
Engenharia de Controle e Automação
ECA025 – Identificação de Sistemas
Professor Msc. Dair José de Oliveira
Identificação de Sistemas Utilizando os Métodos de Sundaresan e Malha
Fechada
Bruno Ferreira Paiva – 21993
Itabira
2015
A identificação de sistemas é uma ferramenta muito importante para a modelagem matemática de sistemas. Principalmente quando estes sistemas não são conhecidos. A modelagem caixa preta se refere aos sistemas nos quais as equações que o descreve não são conhecidas. São conhecidos apenas as entradas e as saídas. Dessa forma, têm-se a necessidade de aplicar técnicas de identificação de sistemas para descobrir as equações que descrevem o sistema.
1. MÉTODO DE SUNDARESAN
Sundaresan é um método de identificação de sistemas que implica que o sistema analisado pode ser aproximado por uma função de transferência da
Equação 1 (caso o sistema seja sobreamortecido):
( )
(1)
(
)(
)
Existe outra função de transferência aproximada para os casos em que o sistema seja subamortecido. Porém, neste presente relatório, apenas o caso sobreamortecido será testado e simulado no software MatLab.
O método de Sundaresan é um método determinístico, cuja denotação é que estes sistemas não são regidos por fenômenos aleatórios. Significa que o método não é apropriado para abordar sistemas com ruídos. Logo, para sistemas com altos níveis de ruídos, o método não apresenta resultados satisfatórios.
A simulação do método de Sundaresan foi dividida em três etapas: A primeira etapa foi considerada um sistema sem atraso de tempo e sem ruído. A segunda etapa utilizou-se um sistema que possuía um atraso de transporte. E a terceira e última etapa foi constituída por um sistema que apresentava ruído.
1.1. Primeira Etapa
A primeira parte do experimento foi encontrar uma função e transferência sem atraso de transporte e sem nenhum tipo de ruído inserido. De posse da função de transferência basta iniciar a simulação e aplicação do