empreendedorismo
Mais do que uma intuição, inovar é a chave do crescimento sustentável. Um estudo realizado em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com 72 mil empresas brasileiras com mais de dez funcionários demonstrou que, apesar destas empresas representarem apenas 1,7% da indústria, as que investem em inovação são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil, e por 13,2% do número total de empregos gerados no país.
O Brasil tem um cenário empreendedor interessante que o coloca como país de destaque no mundo. Porém, este destaque está mais ligado ao tamanho da população empreendedora do que pelo planejamento empreendedor. Infelizmente por aqui essa atividade ainda acontece mais no sentido de um da necessidade e não de oportunidade, e com muito pouco conteúdo inovador.
O que é mais desafiador lidar com pessoas ou finanças.
No âmbito organizacional, a Gestão de Pessoas passa a ser um grande diferencial competitivo, uma vez que, hoje a preocupação das organizações com a motivação de seus colaboradores cresce consideravelmente. As organizações se empenham em fazer com que as pessoas permaneçam na empresa por um longo prazo, assim como, passam a reconhecer que a motivação está diretamente ligada ao aumento da criatividade, produtividade e conseqüentemente ao lucro. Desta forma, é fundamental que uma empresa invista em pessoas. Destacando, portanto, o papel do líder. Como tal cabe a ele motivar, fazendo com que cada membro de sua equipe de trabalho, desperte individualmente seu motivo para gerar uma ação, construindo uma equipe voltada para solucionar os problemas ou