sumi arroto
O arroto ocorre através de uma regurgitação involuntária do ar que está no estômago. Em algumas ocasiões, esse gás, ao sair, causa barulho e constrangimento, caso estejamos acompanhados. O barulho é provocado pela vibração das paredes do esôfago em virtude da passagem do ar.
Os bebês apresentam também uma grande quantidade de gases no seu estômago, isso acontece porque, ao mamar e chorar, eles acabam engolindo muito ar. O ideal é que, após a amamentação, a mãe coloque o bebê para arrotar. Isso evita que ele apresente cólicas abdominais.
O arroto – nome popular para eructação – é uma manifestação natural do organismo, pois é um jeito que ele encontra para liberar o excesso de ar e outros gases que mandamos para o estômago. O arroto é tipicamente causado pela ingestão de ar ou gases, e isso ocorre quando você come ou bebe muito rápido, masca chiclete, fala com a boca seca, fuma, esta com o nariz entupido, dorme de boca aberta ou toma bebidas que têm dióxido de carbono em sua composição, como cerveja, refrigerante ou espumantes. apesar de a maior parte do ar engolido ser absorvida pelo organismo, há uma pequena quantidade que não é. E isso causa uma pressão no estômago que precisa ser eliminada. É então que surge o arroto. Quando arrotamos, o ar sobe do estômago e faz vibrar a válvula que fica entre o esôfago e a boca. Depois, o barulho é amplificado pela garganta, como se ela fosse a caixa acústica de um violão. O arroto pode não ser lá muito conveniente, mas é importante, principalmente para os bebês – com um sistema digestivo ainda pouco experiente, eles precisam de uma mãozinha para arrotar, pois o gás