sulfato de cobre
Conclusão
Foi possível, então, verificar uma cristalização do sulfato de cobre que se dá em ambiente sedimentar pelo processo de precipitação.
Introdução teórica
Extração Soxhlet
A extração sólido – líquido consiste em solubilizar um dos componentes da mistura sólida, usando um solvente. Este processo é muito utilizado na indústria para a obtenção de óleos comestíveis, a partir das sementes, como por exemplo, soja , algodão, milho e amendoim.
No caso da extração de óleos , a mistura sólida refere-se aos grãos (soja, algodão etc) e o óleo é a substancia a ser extraída pelo solvente. A extração sólido-liquido também é chamada de lixiviação.
Os fatores que controlam a eficiência da extração são:
Dimensão da partícula: Quanto menos a partícula, maior a superfície de contato, portanto mais rápida e eficiente é a extração. O material não deve, entretanto ser muito fino, para que não haja entupimento do equipamento ou a partícula sólida ser carregada pelo solvente.
Escolha do solvente: O solvente deve ter viscosidade relativamente baixa (boa fluidez), para circular livremente pelo sólido, também deve ser escolhido de forma a miscibilizar o componente a ser extraído.
Tempo de contato entre a mistura e o solvente: quanto maior for o tempo de contato, mais eficiente será a extração.
Existem diversas técnicas que podem ser empregadas no laboratório para se fazer uma extração sólido-liquido, entre elas podemos citar a maceração e o refluxo
A extração soxhlet destina-se principalmente a extração em pequena