Sulfato de Cobre
Observar a formação de cristais a partir de uma solução líquida supersaturada, e exemplificar a diferença entre monocristal ( cristal individual ) e um policristal ( agregado cristalino ).
2. Definição de cristalização
A cristalização é o processo natural ou artificial da formação de cristais sólidos de uma seja homogênea. Ela consiste de dois principais eventos, a nucleação e o crescimento dos cristais ou crescimento molecular.
A nucleação é a etapa em que as moléculas do soluto dispersas no solvente começam a unir-se em escala nanométrica. Essa união constituem o núcleo e só se tornam estáveis a partir de um certo tamanho crítico, que depende das condições de operação. Se as moléculas não atinge a estabilidade necessária ele redissolve. É no estágio de nucleação que os átomos se arranjam de uma forma definida e periódica que define a estrutura do cristal.
O crescimento do cristal é o subsequente crescimento do núcleo que atingiu o tamanho crítico. A nucleação e o crescimento continuam a ocorrer simultaneamente enquanto a supersaturação existir.
A supersaturação é a força motriz da cristalização, portanto, a velocidade de nucleação e de crescimento é comandada pela existência de supersaturação na solução. Dependendo das condições, tanto a nucleação quanto o crescimento podem ser predominantes um sobre o outro, e consequentemente, são obtidos cristais com tamanhos e formatos diferentes, controle do tamanho e da forma dos cristais é um grande desafio mesmo nos dias atuais.
Quando a supersaturação é ultrapassada, o sistema sólido-liquido atinge o equilíbrio e a cristalização está completa, a menos que as condições de operação forem modificadas do equilíbrio de forma a supersaturar a solução novamente.
Sólidos cristalinos São Uma substância pode ser considerada cristalina quando os átomos (ou moléculas) que a constitui estão dispostos segundo uma rede tridimensional bem definida e que é repetida por milhões de vezes. (Ordem de longo
alcance)