tecnologias
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Artigo a respeito das propagandas proibidas de vinculação
Vanusa Vassalo Brandão – RA 6791395509
São Paulo - SP
2013
Propaganda Samsung Mini
A propaganda da Samsung relata cenas como os filmes de terror.
Onde uma moça, saindo do elevador, caminhando no estacionamento, entra no seu carro e de repente aparece “um espírito da morte”, amedrontando-a por não ter comprado o aparelho da Samsung, e ainda quando ela tenta sair, continua “tal espírito” aparecendo para ela, causando muito medo. A única mensagem que podemos ver nas cenas, são de medo a quem assiste, receio por não ter comprado tal aparelho. De certa forma, além do medo, viola, fere as crenças de outras pessoas.
Uma empresa que tem como alvo, foco e objetivo vender, não vai mexer com questão cultural, religião dos consumidores, apenas quer vender, agradando e atingindo todos os alvos. A propaganda deveria ser bem vista por vários tipos de pessoas, respeitando todas as idades e cultura, uma criança, por exemplo, ao ver esse tipo de imagem pode até mesmo gerar transtornos psicológicos, medos por não poder adquirir o produto.
Onde na verdade, deveriam estar focados e preocupados em atrair, conquistar, convencer a pessoa a ter o produto por vários tipos de vantagens, mostrar o conteúdo do aparelho, não apenas por trazer medo as pessoas. Em nenhum momento a propaganda mostra o aparelho em si, que deveria ser o foco do marketing.
Uma empresa que tem como valores, respeito ás pessoas e preocupação com a saúde e segurança, através desta propaganda acabam em violar seus princípios e valores.
O marketing da empresa não foi feito focado, integrado com os princípios e valores da empresa, o que as cenas demonstram é que simplesmente foram esquecidos quais eram, ignorados ou até mesmo que a pessoa responsável se quer sabe qual