SuinoCultura
No Brasil a criação de suínos é de acordo com as características das regiões e de acordo com o capital disponível do produtor. Dentro das várias regiões fisiográficas, os sistemas de exploração de suínos de acordo com o manejo adotado podem ser classificados em:
Sistema Extensivo ou a Solta
Sistema Semiextensivo
Sistema Intensivo
Sistema extensivo:
Neste sistema os animais são mantidos permanentemente soltos a campo. O sistema caracteriza criações primitivas, sem utilização de tecnologias adequadas e apresenta baixos índices de produtividade. A concentração de animais por área é baixa, sendo necessárias grandes extensões territoriais.
Uma variante deste sistema são as criações de suínos em instalações precárias, vulgarmente conhecidas como “chiqueiros”, em que as características de produção e a função de subsistência são semelhantes às produções extensivas. É bastante usado principalmente por criadores que nunca receberam nenhuma orientação técnica.
Sistema semiextensivo
Os animais são presos em áreas menores recebendo algum tipo de alimentação, também recebem restos de alimentos, normalmente são animais rústicos. Os objetivos são similares aos da criação doméstica, mas garantindo um rendimento modesto, é a sua produção é mais elevada. Estesistema de criação de suínos abre as possibilidades de melhorar a alimentação e controlar doenças, o que por sua vez resultará num crescimento mais rápido e melhor saúde dos porcos e/ou crias maiores. As melhorias nos sistemas semiextensivos são feitas concentrando-se nas práticas de alimentação e nos cuidados sanitários.
Sistema intensivo
Visa produzir carne para o mercado, de uma forma eficiente, geralmente com um maior número de suínos. Neste sistema os investimentos são significativos em dinheiro, com um cálculo cuidadoso de custos são resultados benéficos. As principais características de um sistema de criação intensiva de suínos é que os animais são mantidos em completo