Suicidio trama da comunicação
Suicídio - Trama da Comunicação
Dissertação
Suicídio - Trama da Comunicação
Marcimedes Martins da Silva
Dissertação apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Psicologia Social à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da Profa. Bader Burihan Sawaia.
Comissão Julgadora: Dra. Mary Jane Paris Spink Dra. Helda Bullota Dra. Bader Burihan Sawaia Barroco
"Chega de palavras, pois estas também irão se perder com o tempo." (Frase extraída de um bilhete escrito por um suicidado)
Resumo
Trata-se de um estudo na área de Psicologia Social partindo do pressuposto que o suicídio é um gesto de comunicação e de transformação, devendo ser estudado sob a ótica psicossocial, considerando as representações sociais do suicidado manifestadas através de bilhetes que escreveu e presentes também em fotos tiradas de sua pessoa após o suicídio. A literatura pesquisada abrangeu alguns pontos teóricos referentes ao suicídio apontados por Durkheim e Freud, textos específicos a respeito de bilhetes suicidas e estudos de diferentes áreas do conhecimento a respeito de representação social e comunicação. O método de pesquisa consistiu na coleta, aleatória, durante 12 meses, de 16 bilhetes suicidas e 6 fotos de suicidados, totalizando 22 sujeitos. O suicídio é apresentado como sendo a mensagem principal do suicidado, os bilhetes são metamensagens e as fotos são ícones. O suicídio é um gesto de comunicação social que muda o "status" do sujeito através de um ritual de passagem e metamorfose - o suicidando é agregado à sociedade após o gesto suicida no papel de suicidado.
O suicídio é um signo que seduz a pessoa, a qual mantém com ele um vínculo emocional, substituindo, em última instância, outros signos morte e vida. Enfim, o presente trabalho revela o caráter político do suicídio através do qual o suicidado recupera a imagem do homem ativo, dono da própria vida e capaz de influenciar a