Sociologia
a) Sociologia: É uma ciência que tem como intuito observar e estudar a relação entre as pessoas que pertencem a uma mesma comunidade ou a diferentes níveis de organização da vida. Assim, a sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre o por que somos, como somos e por que agimos como agimos. Sendo assim é uma ciência que abrange os mais diversos fenômenos sociais, que vão desde a política até as relações familiares, entre outros.
b) Ideologia: O conceito de ideologia possui duas concepções: pelo senso comum significa ideal, o conjunto de ideias, de pensamentos de uma pessoa ou de um grupo. Já pelo senso crítico, autores como K. Marx consideram que ideologia é um agente omissor da realidade, ou seja, um instrumento de persuasão de massas, que age alienando a consciência humana, criando assim um sistema de crenças em que uma classe com poder reinaria sobre a maioria. A partir deste conceito, pode-se observar várias ideologias, sejam elas políticas, econômicas, sociais e religiosas.
c) Alienação: É a diminuição da capacidade das pessoas em pensar ou agir por si próprios. A alienação faz com que as pessoas não se percebam como sujeitos e agentes, se submetendo as condições sociais, politicas, culturais como se elas tivessem vida própria, acreditando que a sociedade não foi instituída por eles e não se reconhecendo como criadores da realidade.
2) De que forma os padrões de relações sociais interferem na vida dos indivíduos? Dê exemplos reais.
Uma das principais tarefas do sociólogo é identificar e explicar a conexão existente entre problemas pessoais dos indivíduos e as estruturas sociais nas quais elas estão inseridas, influenciando suas ações e, portanto, ajudando a definir quem é você. São três os tipos de estruturas. As “microestruturas” são padrões de relações sociais íntimas formados durante interações face a face, exemplos dessa estrutura são círculos de amizade, colegas de trabalho e família. Seu