SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Os materiais encontrados na natureza ou produzidos pelo ser humano, podem ser classificados em dois grupos: substâncias puras ou misturas.
SUBSTÂNCIA PURA: é um material formado por um único tipo de partícula.
MISTURA: é um material formado por diferentes tipos de partículas, isto é, por duas ou mais partículas diferentes.
Na natureza, a maioria dos materiais é formado por misturas de várias substâncias. Por exemplo, o ar atmosférico é uma mistura de nitrogênio, oxigênio, vapor de água, gás carbônico e outros gases, o solo é formado por areia, argila, sais minerais e matéria orgânica; a água do mar é uma mistura de água, sais minerais e gás oxigênio, gás carbônico e outros.
Os materiais que compõem os seres vivos, como a seiva das plantas, por exemplo, também são misturados. O petróleo é uma mistura de milhares de substâncias. Grande parte dos materiais produzidos pelo ser humano também são misturas. Por exemplo: os medicamentos, os materiais de construção, liga metálica.
Tipos de misturas
Os componentes de uma mistura podem ser visíveis ou não. Com base nessa característica, as misturas são classificadas em: homogêneas e heterogêneas.
Misturas homogêneas: São aquelas em que não é possível ver as partículas dos componentes nem com o auxílio de microscópios. As misturas homogêneas são também chamadas soluções. A água do mar, o ar, o aço e o latão são soluções.
Misturas heterogêneas: são aquelas em que é possível diferenciar visualmente os componentes. O granito, água com areia, água com farinha e o molho para a salada são exemplos de misturas heterogêneas. Em muitas misturas heterogêneas, chamadas de coloides, os componentes estão na forma de partículas tão pequenas que só é possível vê-las com microscópios. Coloides estão presentes em vários alimentos, produtos farmacêuticos e tintas.
Exemplo: Alimentos: leite, mel, maionese, gelatina, sopas...Produtos farmacêuticos e cosméticos: loções, cremes, pomadas.
Todas as