Substancias Mutagenicas
O benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarboneto: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático e possui a formula C6H6. É liquido inflamável, incolor e tem aroma doce e agradável, porem é uma substancia reconhecida como cancerígena.
O benzeno pode se formar em refrigerantes e sucos industrializados que contenham ácido ascórbico (VITAMINA C) e o benzoato de sódio, que é um conservante bactericida e fungicida, que as indústrias de bebidas usam para conservação dos produtos. Esse aditivo alimentar é utilizado com a finalidade de modificar características do produto para aumentar o tempo nas prateleiras e atrair o consumidor, mas sem a intenção de nutrir.
Acredita-se que a alta toxicidade do benzeno esta associada à sua ação direta sobre o organismo bem como a de seus produtos derivados da biotransformação, como por exemplo, o benzeno apóxido (resultante da primeira reação de biotransformação), uma substancia altamente reativa e instável que pode causar quebra nas fitas que formam a dupla-hélice do DNA, levando a mutação das células do organismo, depressão das células progenitoras primitivas e indiferenciadas, formação clonal de células primitivas afetadas decorrentes de danos cromossomiais dessas células, alteração diretamente na produção de células de defesa (leucócitos) e indiretamente aos efeitos que provocam na imunidade que as pessoas podem adquirir através da produção de anticorpos, também pode ocasionar lesão do tecido de medula óssea.
Em pesquisa, o benzeno pode causar vários tipos de câncer como do pâncreas, da boca, da mama, da próstata, do fígado, do intestino, câncer colorretal, leucemias, linfomas entre outros.
Em 2009 foi detectado benzeno no refrigerante de varias marcas como a Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Sukita, Sukita Zero, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet. Em algumas marcas, a quantidade estava