Resenha citogenética geral
CURSO: BIOMEDICINA
DISCIPLINA: CITOGENÉTICA
PROFESSORA: ELISA PAIVA
ALUNA: MARA REJANE DE OLIVEIRA MARQUES COÊLHO
RESENHA CITOGENÉTICA GERAL
TERESINA (PI)
MAIO/ 2011
MARA REJANE DE OLIVEIRA MARQUES COÊLHO
USO DO SISTEMA TESTE DE ALLIUM CEPA COMO BIOINDICADOR DE GENOTOXICIDADE DE INFUSÕES DE PLANTAS MEDICINAIS
BAGATINI ,M. D., SILVA, A. C. F., TEDESCO, S. B.
REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA/ BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY
VOLUME 17, Nº3: 444-447, JUL./SET. 2007
Espécies de plantas medicinais são utilizadas para o tratamento de doenças por todo o continente, embora, a maioria dessas espécies não foram suficientemente estudadas, principalmente quanto à presença de substâncias citotóxicas/mutagênicas em sua composição ou decorrentes do próprio metabolismo e podem causar danos à saúde da população. A presença de substâncias mutagênicas nas espécies vegetais que causam alterações cromossômicas pode ser detectada durante o ciclo celular de uma espécie. O sistema teste de Allium cepa é freqüentemente utilizado para avaliação do potencial genotóxico de extratos de plantas medicinais através da análise de células meristemáticas provenientes de pontas de raízes tratadas com infusões medicinais (chás).
A diversidade genética vegetal mundial é bastante expressiva, mas poucas espécies têm sido cientificamente estudadas para a avaliação de suas qualidades, segurança e eficácia.
Os efeitos das infusões de plantas medicinais sobre o ciclo celular de Allium cepa têm demonstrado efeitos de mutagenicidade e anti-mutagenicidade, o aumento e diminuição da proliferação celular de pontas de raízes tratadas com diferentes espécies de plantas medicinais.
A análise de alterações cromossômicas serve para identificar os efeitos tóxicos e alterações ocorridas ao longo de um ciclo celular através do teste de Allium cepa, além de monitorar a poluição ambiental e avaliação do potencial mutagênico de muitos compostos químicos que representam riscos