Substancias Corrosivas
Henrique Pereira
Lucas Bedes
William Lança
São Paulo
2014
1. Características e Riscos
Substâncias corrosivas são aquelas que podem causar severas queimaduras quando em contato com tecidos vivos. Podem existir no estado sólido ou líquido.
Também causam corrosão ao aço. Basicamente, existem dois principais grupos de materiais que apresentam essas propriedades, e são conhecidos por ácidos e bases. Como exemplo de produtos desta classe pode-se citar entre os ácidos: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido nítrico e, entre as bases o hidróxido de sódio (soda cáustica) e hidróxido de potássio.
Algumas substâncias corrosivas liberam, mesmo na temperatura ambiente, vapores irritantes e tóxicos. Outras reagem com a maioria dos metais gerando hidrogênio que é um gás inflamável, acarretando assim um risco adicional.
Dada a possibilidade de causar queimaduras, as equipes de resposta devem utilizar equipamentos de proteção individual compatíveis com o produto envolvido.
2. Classificação de Produtos Perigosos
Os corrosivos se localizam na classe 8, e para fins de embalagem são divididos em três grupos de acordo com seu nível de risco.
A classificação adotada para os produtos considerados perigosos é feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as recomendações para o transporte de produtos perigosos da ONU (Organização das Nações Unidas) é composta das seguintes classes:
3. Exigências para transporte e armazenagem
TRANSPORTE:
DOCUMENTAÇÃO:
Antes de seguir qualquer viagem, o motorista deverá verificar se está de posse da documentação pessoal, do veículo e da carga. Esses documentos são os seguintes:
a) Documentação Pessoal:
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Cédula de Identidade;
- Certificado de Conclusão do Curso de Movimentação de Produtos
Perigosos (MOPP):
b) Documentação do Veículo:
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (seguro obrigatório,
IPVA,