verificacao do sentido espontaneo
A reatividade de uma espécie está relacionada à capacidade que a mesma tem de oxidar-se. A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, isto é, quanto mais eletropositivo for o metal, mais reativo ele será. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam cátions com mais facilidade.
Os metais obedecem a uma fila de reatividade química, onde os metais menos nobres são mais reativos que os mais nobres. Entre os menos nobres estão inclusos os metais Alcalinos, metais Alcalinos Terrosos e outros metais, de forma que os mais nobres são os metais a direita do Hidrogênio(H) na fila de reatividade, os metais nobres.
K>Na>Li>Ca>Mg>Al>Zn>Fe>Ni>Pl>(H)>Cu>Hg>Ah>Ag>Pt>Au
Tabela - Potenciais de oxiredução padrões a 25ºC
2 OBJETIVO:
Confirmar a previsão de possibilidade de reações.
3 MATERIAIS E REAGENTES:
05 béqueres 100mL;
01 Tubo de ensaio (Estante de tudo de ensaio);
Solução molar de sulfato de cobre;
Solução molar de sulfato de ferroso;
Solução de Chumbo;
Sulfato de Zinco;
Cloreto de Mercúrio II;
Pedaço de Chumbo;
Pedaço de Cobre;
Pedaço de Ferro;
Pedaço de zinco;
Cloreto de Alumínio,
Placa de alumínio.
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
Em um primeiro momento, colocou-se 50mL de Sulfato de Cobre (CuSO4) em um béquer(1) de 100mL, observando sua tonicidade. Na sequencia inseriu-se um pedaço de Ferro (Fe) limpo e observou durante 05 (cinco) minutos.
Em seguida, alocou-se 50mL de Sulfato de Ferro II (Fe2SO4) em um béquer(2), observando sua cor. Inserindo em seguida o pedaço de Cobre (Cu), reservado e observando por um período de 05 minutos.
Posteriormente, colocou-se 50mL se solução de chumbo (Pb (C2H3O2)2), em um béquer(3) de 50mL mergulhando um pedaço de Zinco, por 05 minutos. Em outro béquer(4) inseriu-se 50mL de solução de Sulfato de Zinco, emergindo-se um pedaço de Chumbo, observando-se por 05 (cinco) minutos.
Logo após, em um béquer (5) despejou-se 50 ml de