aspectos da psicologia educacional
Em que o conhecimento da Psicologia pode servir à educação?
Este trabalho, aborda os principais temas da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, nas suas implicações. Numa abordagem precisa e rigorosa relata as teorias inatistas e ambientalistas, visa auxiliar todos os que compartilham do grande ideal – uma educação voltada para a inserção do educando no contexto social, como ser ativo e crítico - a compreenderem por que razões preferem a concepção interacionista de Piaget e Vigostki.
A construção social do sujeito
"Na índia, onde os casos de meninos lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano.e meio e veio a morrer um ano maiS tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não' tinham nada de humano, e o seu comportamento era exata-mente semelhante àquele dos seus irmãos lobos.
"Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos. "Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre, comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente,e. lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam p ília acabrunhadas e prostradas numa sombra; eram ati-vas e ruidosas-durante-a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravarn ou riam. Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Ela necessitou de seis anos para aprender a andate. pouco antes de morrer só -tinha um vocabulário de 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.
"Ela chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela e às outras com as quais conviveu.
"A sua inteligência permitiu-lhe