Corrosão
ácido acético
O ácido acético, também designado de ácido etanoico, é um ácido monocarboxílico alifático, de fórmula CH3COOH. Esteapresenta um odor picante e é ácido em solução. É o ácido carboxílico conhecido há mais tempo e atualmente o maisimportante.O ácido acético é miscível com a água em todas as proporções, é incolor, cristaliza a 16,59 ºC como ácido acéticoglacial anidro que é corrosivo.
Este ácido obtém-se por oxidação de líquidos que contenham álcool com o oxigénio do ar, por destilação seca damadeira, por adição catalítica de água ao acetileno e posterior oxidação do acetaldeído obtido.O ácido acéticoencontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, e é o componente essencial do vinagre de mesa.
É ainda utilizado para a obtenção da acetona, preparados farmacêuticos (aspirina, fenacetina, antipirina), acetato dealumínio e outros acetatos.São importantes os sais do ácido acético como o alumínio, crómio e ferro que apresentamgrande utilização como mordentes no tingimento de têxteis.Alguns ésteres do ácido acético usam-se como solventes ena produção de perfumes e plásticos.
Corrosividade
As substâncias corrosivas mais comuns são os ácidos fortes e as bases fortes e as soluções concentradas de certos ácidos fracos e bases fracas.A sua ação sobre os tecidos vivos resulta em geral da catálise ácido-base da hidrólise de ésteres e amidas. Contudo, os ácidos e bases corrosivas são