TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS
Segundo PAIVA (2008), as negligências praticadas por empresas, somadas a falta de capacitação e a imprudência por parte dos profissionais que lidam com o transporte de produtos perigosos, são as principais causas de acidentes desse tipo de transporte no Brasil. Portanto, conhecer melhor as normas de seguranças existentes e trocar informações sobre os programas de prevenção e planos de segurança desenvolvidos é uma forma de, pelo menos, ajudar a diminuir esse tipo de acidente.
O objetivo geral deste trabalho é reconhecer as características do transporte de produtos perigosos, analisar os fundamentos da legislação brasileira sobre o tema e avaliar os riscos desse tipo de transporte para a população e o meio ambiente.
O transporte ferroviário contribui com volumes significativos de produtos perigosos. Os acidentes envolvendo este tipo de transporte possuem uma freqüência baixa, mas, quando ocorrem, o potencial da gravidade e de impactos ao meio ambiente é alto. (ARAUJO, 2005, p.322)
Os objetivos específicos são:
Apresentar histórico do modal ferroviário;
Apresentar a legislação vigente, os procedimentos e normas a serem cumpridas;
Analisar o transporte de produtos perigosos, como gasolina e o álcool, através de um estudo de caso.
O transporte de produtos perigosos por ferrovia teve um grande impulso no Brasil após a concessão de operação para empresas privadas. Embora a malha ferroviária seja bastante limitada, este modal tende a crescer e ocupar um cenário importante, pois,