subprodutos tcc 1
FIGURA
O uso da glicerina que sobra como subproduto, da preparação do biodiesel para produzir o propeno, resina obtida até aqui de derivados de petróleo e utilizada para fazer polipropileno. Esse plástico é amplamente utilizado em automóveis, eletrodomésticos, seringas descartáveis, fraldas, embalagens para alimentos e produtos de limpeza. A produção de plástico com essa substância vem se adicionar a uma série de outros usos industriais. Ela é utilizada em cosméticos, na composição de cápsulas, xaropes e pomadas; na química, em tintas, vernizes e detergentes; na alimentícia, para conservar bebidas e alimentos, como refrigerantes, balas, bolos, carnes e rações, além de embalagens. Na indústria do tabaco, a glicerina torna as fibras do fumo mais resistentes e evita o ressecamento das folhas, da mesma forma que é usada para amaciar e aumentar a flexibilidade de fibras têxteis.
A plastificação do amido é uma escolha no caminho de produzir plásticos biodegradáveis e mais adeptos ao ambiente, contando para isso com o uso da glicerina do biodiesel. Alternativas para a glicerina, fora o plástico, são a queima para produção de energia elétrica na própria produçãodo biocombustível, além de aproveitar na substituição e alternativa menos tóxica que o etilenoglicol em produtos anticongelantes e para ingressar como uma espécie de adoçante e umedecedor em alimentos.
Em meio a diversas formas de uso da glicerina citadas acima, podemos salientar que esta pode ser utilizada como um energético para a indústria aindaque seja uma fonte que contribua para o efeito estufa e tenha um poder calorífico mais baixo