Submarino kursk
(SUBMARINO KURKS)
Grupo 5: karen Telles Lucas Priscila de Assis Pereira Roseana de Carvalho Bueno
Simoni Fernandes Franco Cavalheri
Vanessa Monteiro Ramos Vagner de Oliveira Pedro
1) Este acidente poderia ter sido evitado? Este acidente, como tantos outros que temos conhecimento, seria evitado se ao executar as manobras, teste, construções, reformas, etc... os procedimentos de execução destes serviços existissem e fossem aplicados com o devido acompanhamento e, após, inspecionados para que a verificação adequada apontasse se o resultado final foi sucesso ou fracasso. No caso do submarino Kursk, para realizar aquela manobra, deveria haver um plano de ação envolvendo o começo, meio e fim da operação, e o navio que o acompanhava (Pedro O Grande) estaria diretamente envolvido neste. Variáveis diversas estariam apontadas e condições adversas poderiam ser consideradas, para que os incidentes não existissem. Ele não foi evitado por que não se preocuparam com medidas e procedimentos de segurança, não davam manutenção nos estaleiros, por que o país atravessava uma grave crise financeira.
2) Quais foram as principais causas? Em meio à crise, sem condições de modernizar seus armamentos e equipamentos militares, em 1994 foi lançado o submarino nuclear kursk. Segundo investigação um torpedo obsoleto, negligência e procedimentos de segurança ultrapassados foram às causas mais prováveis da explosão no submarino, o pior desastre naval pós-soviético da Rússia. Sem contar com o descaso com a vida humana, na demora em socorrer a tripulação. 3) Qual foi a causa raiz? A causa raiz do problema ou a causa real foi o vazamento de água oxigenada utilizada para produzir calor e gerar mais potência ao torpedo.
4) Como era a gestão organizacional na época?
Hierarquia
Em relação a todos os problemas, a hierarquia foi umas das causas que agravaram o resgaste dos tripulantes pela omissão de informações, orgulho, arrogância e