SUAS: INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
SUAS: INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
PORTO ESTRELA - MT
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES ANA LUCIA RIBEIRO
SUAS: INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
Artigo Científico apresentado à Universidade Cândido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social
PORTO ESTRELA - MT
2014
SUAS: INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
Ana Lucia Ribeiro1
RESUMO
Este artigo objetiva realizar uma breve reflexão sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, desenvolvido para organizar e operacionalizar as ações na área da Assistência Social e o seu processo de implantação no Brasil que perpassa pela luta de garantia de direitos, e pelo reconhecimento da assistência social como política pública no campo da seguridade. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica nas literaturas existentes como forma de subsidiar esta produção. Como resultado conclui-se que o SUAS representa um grande avanço para efetivação da Política de Assistência Social, tendo a família e o território como base de organização e regulação dos serviços socioassistenciais, além de reforçar os preceitos contidos na LOAS.
Palavras-chave: Assistência Social. SUAS. Política de Assistência Social.
Introdução
A Assistência Social é uma política pública de proteção social, tendo como matriz o direito. E como toda política social, é um campo de forças entre concepções, interesses, perspectivas, tradições. Seu processo de efetivação como política de direitos não escapa do movimento histórico entre as relações de forças sociais. Portanto, é fundamental a compreensão do enfrentamento da questão social sob a ótica da cidadania e dos direitos sociais.
Nesta