Suape - Prós e Contras
PRÓS:
-A localização privilégiada do complexo industrial portuario em relação as principais rotas de navegação faz com que suape seja alvo de altos investimentos de grandes empresas nacionais e internacionais fortalecendo a economia do estado de pernambuco. Além desses investimentos,suape movimenta a economia do estado através da geração de empregos. Os trabalhadores no ramo da construção civil tem sido um dos mais beneficiados com isso,pois com a chegada de suape,além da construção de residências e outras estruturas essenciais para a instalação e funcionamento das empresas envolvidas,se fez necessário a criação de novas rotas de acesso para ligar o complexo industrial às cidades vizinhas,facilitando a circulação e o escoamento do trânsito da região.
CONTRAS:
-Dificuldade de integração dos trabalhadores locais às atividades portuarias e industriais de suape por causa da baixa qualificação da mão de obra.
-Embora programas de treinamento e capacitação de trabalhadores para inserir a população nessas atividades existam,o número de trabalhadores pernambucanos em suape ainda é muito pequeno.
-As empresas mais antigas na região também encontram problemas para se integrar nesse novo ramo economico uma vez que a as atividades tradicionais da região diferem das atividades propostas pelo complexo industrial de suape.
-Devido a grande migração de pessoas para a região portuária,cria-se o problema de moradias irregulares
-Apesar de 59% da área de suape estar sendo destinada à preservação do meio ambiente,o impacto ambiental negativo existe por que para que o complexo fosse devidamente instalado na região foram necessárias algumas mudanças no ecossistema,como a dragagem dos canais de acesso e o desmatamento de algumas áreas,prejudicando dessa forma a vida da fauna local. O impacto dessas mudanças também atingiu a economia das cidades próximas,pois ,por causa da dragagem do canal de acesso,a pesca,uma das principais atividades da região,foi