Sustentabilidade Energética
S
S
I E E GA
NÊ I
R
Martin Heinsius
D
E N E R G I A e S U S T E N TA B I L I DA D E
O panorama energético planetário mudou à luz do aquecimento global e das mudanças climáticas. Agora, os governos enfrentam o desafio de produzir energia limpa para suprir o crescente consumo sem impactar negativamente o meio ambiente e com redução das emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa.
A procura por soluções para a sustentabilidade energética já é uma realidade em alguns países, embora em outros o modelo de desenvolvimento continue subordinado à utilização de fontes energéticas “sujas”. Confira nos artigos desse dossiê.
Cidadania&MeioAmbiente
23
E N E R G I A
Os dinamarqueses exibem os resultados favoráveis de um desenvolvimento construído há 30 anos sobre um mix de vontade política, simplificação administrativa e cooperação com a população local.
Danish Wind Industry Association
por Bertrand d’Armagnac
Energia eólica: o exemplo da Dinamarca
A
30 quilômetros da costa oeste da Dinamarca, ao largo do porto de Esbjerg, as 91 turbinas do parque eólico de Horns
Rev 2 giram dia e noite, faça chuva ou faça sol. No total, 209 MW são produzidos desde setembro de 2009 em quase 35 quilômetros quadrados. Um pouco mais perto da costa, o parque Horns Rev 1, instalado em
2002, emprega 80 geradores com uma potência de 160 MW. Esse conjunto constitui, atualmente, o maior parque offshore do mundo. Ele também é o mais recente exemplo da política da Dinamarca em matéria de promoção de energias renováveis.
Mais de 22% da eletricidade produzida na
Dinamarca provêm da energia eólica – terrestre ou marítima – enquanto a França esse porcentual é de 1,5. Para chegar a seu patamar, os dinamarqueses apostaram em diversas alavancas. Para começar, a energia eólica é, naquele país, um pouco mais “problema de todos” do que em outros países. “O movimento pela energia eólica partiu do campo – explica Ann Pedersen Bouisset, do