Mudanças Organizacionais
Mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, decorrente de fatos internos ou externos que trazem algum impacto nos resultados ou nas relações entre as pessoas no trabalho.
Mudanças Internas: implementação de novos métodos para registro de dados; implementação de normas para atividade; programa de treinamento; programa de motivação e valorização do funcionário.
Mudança Externa: terceirização de serviços; parcerias; etc.
2. Diferencie mudança organizacional de cima para baixo, de baixo para cima e integrada:
De cima para baixo (estruturais): Envolvem toda hierarquia, metas, características estruturais, procedimentos administrativos e os sistemas administrativos.
De baixo para cima (tecnológicas): É relativa ao processo de produção, para torná-lo mais eficiente ou a prestação de serviços. As idéias têm origem nos níveis mais baixos e são canalizados para cima para aprovação.
3. Reações à mudança. As pessoas podem:
Ignorar
Resistir
Aceitar
Prever e Planejar
Esperar para ver...
4. Mudança organizacional Reativa: Acontece depois que o problema ocorre.
5. Mudança organizacional Pró-ativa: Acontece antes que o problema ocorre.
6. O que é globalização?
É um processo de integração econômica, cultural, social e política. É gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. Um dos motivos para aceleração desse processo é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo no ramo da comunicação.
Exemplo de como ela ocorre:
O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
Instala sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito para onde serão vendidos os produtos. (Inclusive ganham incentivos fiscais dos governos).
Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.