Nietzsche e Freud
Nietzsche foi um filosofo que viveu nasceu em 1844 e morreu em 1900. Filosofo irracionalista que suas idéia iam sempre contra a lógica, a razão. Nietzsche não acreditava na verdade ele dizia que “não existe verdade, tudo veio a ser”. Nietzsche diz que tudo esta sendo inventado e reinventado. Ele também criticou bastante a linguagem dizendo que a linguagem é um erro de uma pretencia a ciência, o mesmo se da com a metafísica, que é alem do físico, aquilo que a ciência em si não consegue explicar, a metafísica é explicada com a associação da lógica com a sensação.
Outra questão levantada por Nietzsche é em relação a justiça q tem a sua origem na questão da igualdade, para ele a justiça é egoísta, é igualdade de potencia, a justiça só ocorre entre os fortes a elite.
A vida religiosa também tem espaço nos pensamentos de Nietzsche, ele fala que a origem do culto religioso esta baseada no determinismo, tudo esta predeterminado por Deus. Cabe o homem cumprir, a religião se torna uma forma de dominar os homens. Ainda falando sobre religião Nietzsche é totalmente contra o cristianismo. Ele fala que o cristianismo vai contra a natureza humana e que também não é grego, porque está baseada na piedade divina.
Nietzsche fala também sobre os fracos quem enxergam em outras pessoas superioridade as pessoas que fazem isso estão sendo infantis, ingênuos justificando o massacre e a tortura que os fortes fazem sobre os fracos.
Em relação à arte Nietzsche fala que lembra que a “vida é bela”, ela esta ligada ao prazer.
FREUD
A intenção de Freud desde seus primeiros escritos era entender melhor os aspectos obscuros e aparentemente inatingíveis da vida mental.
Freud tem na sua primeira questão a diferença entre o processo civilizatório (altruísmo) que consiste no pensamento voltado a sociedade e o processo individual (egoísta) q o pensamento é voltado só e principalmente pra o próprio prazer. Mas esses dois processos também tem coisas em comum a luta, eros