Stripping de co
Determinar a área superficial eletroquimica dos catalisadores, e seguir mudanças no estado dos eletrodos.
O processo em geral: fixa-se um potencial para o eletrodo, e deixa-se o fluxo de CO por 15 min, para q o CO entre em solução e possa adsorver-se. Após esse tempo, deve-se retirar o CO em solução para q só haja uma camada, então deixa-se um fluxo de gas inerte (N2) de 30 a 40 min, mantendo-se o mesmo potencial. Após isso, faz-se a voltametria.
Ter CO em solução modifica os resultados, pq ele tem preferência para adorver em relação à água. Assim, uma monocamada de CO (stripping CO)
Análises feitas com stripping mostram um pico no voltanograma, em região onde nao há em votametria ciclica realizadas após o stripping.
Processos em específico (intervalo de potenciais e taxas de varredura mudam):
- potencial entre 0,1V e 1,3V, com tava de 2mV/s; devido ao Ru presente no eletrodo houve também, 0,1V – 0,8V e 5mV/s. Christine Hamon, Novel process for improved long-term stability of dmfc membrane-electrode assemblies. Achei no google por: “carbon monoxide stripping”
- potencial entre 0,1 a 0,9V vs ERH Ligia C. D. Lulio, Roberta A. Isidoro, Mauro A. Dresch, Eliana Aricó e Marcelo Linardi Eletrocatalisador de Pt(Ce0,9Ru0,1O2+RuO2)/C nano-disperso para anodo tolerante ao