EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS PARA
Curso: Engenharia Química (1.7)
Professor: Juliano Sobral
EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS PARA
TRANSFERÊNCIA DE MASSA
Acadêmicos: Francine de Azevedo
Jaqueline de Amorim
Suelen Amanda de Souza
Taise Reinert
INTRODUÇÃO
A base da transferência de massa é quando se colocam em contato duas fases de composição diferente, pode ocorrer a transferência de componentes de uma fase para a outra.
Destilação
A Destilação está baseada nas diferenças de volatilidade dos componentes de uma mistura. Vaporizando-se parcialmente uma mistura líquida, esta passa também apresentar uma fase gasosa que conterá os mesmos componentes da fase líquida inicial, porém em concentrações diferentes, já que os líquidos não se difundem com as mesmas velocidades.
Ocorre, então, um aumento das concentrações do componente mais volátil na fase e um aumento da concentração do componente menos volátil na fase líquida.
Dessa forma, esse é um processo de transferência de massa tanto da fase líquida para de vapor quanto de fase de vapor para a líquida, baseada nos princípios de equilíbrio de fase.
“Fundamentalmente a destilação é uma operação de transferência de massa entre uma fase líquida e uma fase de vapor.”
(GOMIDE, Reynaldo. Página 33)
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/atualidades/refinarias-de-petroleo/
Secagem
A secagem é uma operação unitária de transferência de massa e calor envolvendo a remoção de um líquido volátil, normalmente água, de um sólido poroso como a madeira, onde o material passa, entra em contato com uma corrente de gás, que pode ser em fluxo co-corrente, contracorrente, ou parcialmente co-corrente e parcialmente contracorrente.
A retirada da umidade ocorre por evaporação mediante a aplicação de calor sob condições controladas.
Fonte: http://bragante.br.tripod.com/desidratacao.html
Adsorção
A adsorção é uma operação de transferência de massa do tipo sólido-fluido na qual se explora a habilidade de certos