Estudante
Análise: Técnicas de remediação de áreas contaminadas por postos de combustíveis
Profª Marcilene Dantas
Discente: Caroline Antunes dos Santos – 378437
São Carlos – 2013
Artigo: “Técnicas para remediação de aquíferos contaminados por vazamento de derivados de petróleo em postos de combustíveis. Coutinho, R. & Gomes, C.
Introdução
O presente trabalho tem como cerne dissertar a respeito das técnicas utilizada para remediação de áreas degradadas por postos de combustíveis, através do vazamento de derivados do petróleo.
Nas últimas décadas, o aumento populacional e o consequente aumento das atividades industriais vêm contribuindo para o agravamento dos problemas ambientais, principalmente com respeito à preservação das águas superficiais e subterrâneas. Um caso frequente é o vazamento e até mesmo os despejos de resíduos em córregos, rios e mares. Uma importante parcela do processo de contaminação pode ser atribuída às atividades das refinarias de petróleo e seus derivados. A contaminação dos recursos hídricos subterrâneos tem gerado preocupações expressivas nos últimos anos, principalmente os aquíferos contaminados pelos compostos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno), que são os constituintes da gasolina mais tóxicos para o homem e o meio ambiente. Esta contaminação tem como uma das principais fontes os tanques de armazenamento dos postos de combustíveis que, ao vazarem, infiltram no solo e contaminam as zonas, saturada e não saturada. A principal preocupação é a contaminação de aquíferos que sejam utilizados para o abastecimento de consumo humano. Após atingir a água subterrânea os contaminantes, derivados do petróleo, são transportados como fase dissolvida e podem atingir os rios e as captações, através de poços rasos e profundos. Os compostos BTEX são os que primeiro atingem o lençol freático, pois são os constituintes que possuem maior solubilidade em água (CORSEUIL, 1992).
O processo de