Stress
Conceito:
Stress significa esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.
“Stress” é a denominação dada a um conjunto de reacções orgânicas e psíquicas de ajuste que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça sentir muito feliz.
O stress é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar.
Todos atravessamos crises de stress e emoções fortes. A vida moderna frequentemente obriga-nos a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações — o que para uns é motivo de muito stress para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional.
Deve-se consultar um médico ou psicólogo quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao stress, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.
Sinais: * Diminuição do rendimento, distracções ;
* Insatisfação com tudo;
* Insónia, sono agitado, pesadelos.
* Irritabilidade, explosividade
* Diminuição da concentração e memória.
* Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
* Uso de férias, feriados e finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar e se divertir.
* Ocupar cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer.
* Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas.
* Sensação de monotonia.
Sugestões para aliviar o stress: * Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planear os períodos e horários de modo a evitar correrias.
* Faça uma actividade de cada vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.
* Faça actividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas actividades.
* Pratique exercícios