Comunicação e artes
Tema: Da informação à liberdade: um percurso de conhecimento
Autor: Jorge Borges, Vicentina Ramires
Data: Aceito: 07.04.2012
Instituição: Professor do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Boa Viagem, Recife-PE, Brasil. Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
Professora Adjunta nos Programas de Mestrado em História e de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE, Recife-PE, Brasil. Doutora em Linguística pela UFPE.
Resumo: O presente texto revisa a literatura sobre o estudo da informação, considerando--a, simultaneamente, produto e produtora do processo de disseminação do conhecimento. Além de apresentar o fluxo que se desenha entre o nascimento da informação e sua transformação em saber, o artigo inicia uma discussão sobre o conhecimento e sua ligação com a liberdade. Neste aspecto, o conceito de cidadania é apresentado, considerando-a uma conquista do indivíduo e um meio capaz de fazer com que a sociedade conceba seu próprio processo de desenvolvimento.
Ao analisar as ideias exploradas pela pesquisa bibliográfica, propõe-se um novo olhar sobre os estudo dos meios de Comunicação, apontando a informação como a base para se alcançar objetivos prospectivos de liberdade.Palavras chave: Comunicação. Informação. Conhecimento. Cidadania. Liberdade.
Metodologia: Apesar de o desenvolvimento econômico ser, em grande parte, ainda, abordado com uma atenção maior – justificada pela certeza e consolidação do capitalismo –, o presente trabalho tem sob seus refletores uma outra vertente do desenvolvimento.Nas últimas décadas, quando outras discussões foram soma das às referentes ao crescimento da economia, chegou-se a um debate sobre um tipo de desenvolvimento mais amplo. Assim, a tríade sustentada pelos pilares econômicos, ambientais e sociais gerou o conceito de desenvolvimento global. Pela interdependência existente entre