stress
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e a tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.
O prejuízo, entretanto acontece, quando as situações estressantes são continuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional.
SINTOMAS DO ESTRESSE
Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.
Fique atento aos seguintes sintomas:
1- Se demonstrar sinais de cansaço constante, dores musculares, dores de cabeça e resfriados, além da pressão alterada. Problemas gastrointestinais, distúrbio do sono ou qualquer distúrbio ou incômodo que persista por um período mais longo do que quatro a cinco dias.
Atenção também ao estado mental e emocional!
2- Como está o nível de tolerância, ânimo e atenção?
Irritabilidade, desânimo, falta de concentração.
3- Ao notarmos também que os pensamentos estão confusos, que esquecemos coisas simples e cotidianas, que nosso estado emocional está oscilando, é hora de assumirmos que precisamos cuidar e prestar mais atenção a nós mesmos urgentemente!
O estresse pode ser desencadeado por grandes e pontuais motivos, como também por inúmeros e pequenos motivos que vão se acumulando, sem que possamos perceber quando teve início.
Seja como for, a mensagem clara que nossos sistemas físico, emocional e mental estão nos enviando é a de que