Stress e Frustração no Trabalho
Justificativa São muitas as teorias que procuram explicar essa relação individua-organização. Por exemplo, Frederick Herzberg, que desenvolveu pesquisas sobre fatores que afetam o grau de satisfação e insatisfação no trabalho, sendo usadas até hoje, e que explicam as maiores causas de estresse e desmotivação no trabalho. Dentre essas causas, as maiores são:
- Sobrecarga de tarefas: setores enxutos, redução de custos, excesso de tarefas, tarefas mal delegadas, levar trabalho para casa, horas extras, pouco tempo para intervalos, assedio moral e sexual, altas expectativas, cronogramas apertados, atividades maçantes e falta de desafios.
- Condições de trabalho: mercado exigente, auto-cobrança, falta de humanização, desvalorização e falta de reconhecimento do funcionário, falta de feedback, competitividade, rivalidade entre funcionários, insatisfação salarial, falta de clareza nas orientações, falta de equipamentos, materiais e ferramentas adequadas, ambiente insalubre e redução de custos.
- Mudanças: Insegurança por conta de cortes e demissões, mudança freqüente de funcionários, orientações e procedimentos. Novas tecnologias, treinamentos inadequados, falta de informação e canais de comunicação entre lideres e subordinados.
Esses fatores são