STRESS E BURNOUT
ADRIELY HELENA DA SILVA
MIRIAM KRAMER
JOSMARI MS
CRUZEIRO
2014
DESENVOLVIMENTO
O burnout/estafa é um estado de exaustão emocional, mental e física, causado pelo excessivo e prolongado stress. Ele ocorre quando você sente-se sobrecarregado e incapaz de responder às constantes demandas. Enquanto o stress continua, você começa a perder o interesse ou motivação que o levou a assumir uma certa posição em primeiro lugar.
Sua produtividade é reduzida e sua energia é drenada no burnout, deixando você sentindo-se cada vez mais desamparado, sem esperanças, cínico e ressentido. Em algum momento você sentirá que não tem mais nada para oferecer.
Já o stress é a forma que seu corpo tem para responder a qualquer tipo de demanda. Pode ser causado por experiências boas e ruins. Quando pessoas sentem-se estressadas por algo que está acontecendo ao redor delas, seus corpos reagem liberando substâncias no sangue. Estas dão mais energia e força para as pessoas, o que é bom se o estresse foi causado por algum tipo de ameaça corporal. Mas também pode ser ruim, se o estresse ocorre em resposta a algo emocional e não há saída para esta força e energia extra.
O stress envolve muitas coisas: muita pressão que demanda muito de você fisicamente e psicologicamente. Pessoas estressadas ainda podem imaginar que se tudo ficar sob controle irão se sentir melhores. Por outro lado, o burnout/estafa, é sentir-se vazio, desmotivado e além de qualquer ajuda. Pessoas que estão sob efeito do burnout normalmente não tem qualquer esperança de mudanças positivas da situação em que se encontram.
Se o stress excessivo é como estar se afogando em responsabilidades, o burnout é estar seco de tudo. Uma outra diferença entre os dois: enquanto você normalmente está consciente de quando está sob muito stress você nem sempre percebe o burnout quando acontece.
São características do stress:
• Caracterizado pelo excesso de