stradivarius
Familias: “Stradivari, Amati e Guarneri”
No período do barroco, a música era muito importante. As familias: Stradivari, Amati e Guarneri tiveram seu destaque ao aperfeiçoarem os instrumentos de corda (em especial o violino), que deu sustentação a orquestra. O stradivari é mais forte no 200 hz e 250 hz e bandas acima de 1,6 khz. Essas diferenças são percebidas com um som mais brilhante e forte fundamento das notas mais baixas do stradivari, versus um som mais escuro do na gesu del.
“Stradivarius”
Stradivarius é uma das mais famosas marcas de instrumentos de corda do mundo. Seu construtor, o luthier Antonio Stradivari (1644-1737), produziu vários violinos e violoncelos.
Segundo constatações, mais de mil violinos foram criados, mas apenas 650 ainda existem.
O mais famoso, é chamado de "O Messias" de 1716 e se encontra no museu Ashmolean na cidade de Oxford. Esse violino praticamente nunca foi tocado. Isso foi constatado observando-se o seu verniz pouco alterado, em comparação com os instrumentos de mesma época. “Amati”
Amati era uma família de fabricantes de violinos italianos originários de Cremona,
Itália, (assim como outros fabricantes de violinos, como as famílias Stradivari e Guarneri), que estavam em vigor entre os séculos XVI e XVII.
Andrea Amati (1520 - 1578) estabeleceu a forma do violino moderno. Seus dois filhos,
Antonio (1550 - 1638) e Girolamo (1561 - 1630), trabalhavam juntos e eram conhecidos como os irmãos Amati.
Filho de Girolamo, Nicolò Amati (1596 - 1684), continuou o trabalho de seus antepassados em Cremona, considerado o mais eminente luthier da família.
A maior contribuição para o desenvolvimento do violino Amati foi seu avanço na superfície da amostra e plana, que foi capaz de produzir uma esplêndida entonação de soprano, mais tarde melhorado por Stradivari.
“Guarnieri”
Família de fabricantes de instrumentos de cordas, viviam em Cremona, na Itália.
Seu membro mais