Violoncelo
Violoncelo
Palmas
-2012-
Colégio Militar de Palmas
Violoncelo
Jefferson Borges Soares
Trabalho solicitado à disciplina de Música ministrada pelo professor Gutemberg
Palmas
-2012-
História
O violoncelo surgiu para colmatar a necessidade de ter um instrumento com notas graves para tocar nas procissões. Desta forma, encontramos violoncelos com orifícios nas costas por onde passavam cordas de forma a segurar o violoncelo ao pescoço do músico que assim ficava com as duas mãos livres para tocar. Alguns dos mais antigos violoncelos que se conhece foram construídos por Andrea Amati. Ao longo do tempo, o violoncelo teve diversas designações. Devido ao seu som demasiado potente para a época, só muito tarde é que veio a ser aceite. No século XVIII em França Hubert Le Blanc chegou a chamar ao violoncelo “pobre diabo” e “miserável cancro”. Durante o século XVIII construíram-se vários tipos de violoncelos tanto de tamanho maior como menor.
O nome “violoncello” só foi adotado universalmente no final do século XVII. Por volta desta data o instrumento era conhecido por “violoncino”, “violone”, “bas de violon” / “basse de violin”, “bass violin”. O desenvolvimento do violoncelo foi no início inibido pela predileção naquela época pelas violas da gamba como instrumentos graves em conjuntos de instrumentos de corda. O violino era um instrumento usado principalmente por músicos de rua, a família das violas era por sua vez mais utilizada na corte. Pode-se observar também que o violoncelo aparece na arte (pinturas) holandesa e flamenga nas mãos de músicos de rua ou em tavernas, enquanto cenas na corte notam-se instrumentistas tocando violas.
O violoncelo nos seus primórdios era construído em várias medidas e também afinado de maneiras diversas. Foi Stradivari por volta de 1680 quem revisou o modelo em voga, criando um tamanho padrão chamado “padrão B”. Isto foi um de seus maiores feitos, que deixou inestimável legado para os