Você recebeu um presente de ouro!
Qual o sentido que toma a subjetividade no processo educativo?
A subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. O Educador deve usar a subjetividade para tentar fazer emergir os sentidos que cada educando pode encontrar nas relações entre as várias dimensões da sua vida e buscar ao longo de suas histórias de formação o seu “saber” pessoal e a partir daí se constroem as relações com o conhecimento. Neste sentido, o diálogo, a vida pessoal, troca de vivências e experiências são facilitadores no processo ensino/aprendizagem. Ressaltar a interdisciplinaridade também é im-portante, considerar o docente como sujeito da aprendizagem e novos conhecimen-tos, é um pedido para construir novos sentidos para o processo de si mesmo, para produzir ciência, assim, assumir uma postura nova frente ao conhecimento.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) A aula 2 apresenta, dentre as concepções que regem os processos de desenvol-vimento e aprendizagem, a abordagem inatista.
Qual o pressuposto básico do inatismo e como ele foi aplicado ao desenvolvi-mento humano?
Essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência, organizando, despertando e estimulando o impulso do mesmo para o autoconhecimento. A aplicação dessa concepção na Educação gera imobilismo e resignação, pois uma vez que o