storytelling
Publicado em 24/05/2011 por rpjr
Inicialmente, para entender o que é storytelling é necessário saber o que significa “story” em inglês, que, diferente de “history”, refere-se a uma narrativa geralmente ligada à ficção.
O conceito de storytelling – que vem sendo cada vez mais difundido e ganhando espaço na mídia – é uma prática milenar, apesar de não nos darmos conta, efetuada pelos nossos mais remotos ancestrais, que se reuniam em torno de uma fogueira para realizar a arte de contar estórias. Não percebemos, devido a sua automaticidade, mas é muito mais fácil guardamos acontecimentos que se enquadram no esquema de uma estrutura narrativa. Mas o que isso tem a ver com transmídia, marcas e sua publicidade?! Oras, TUDO!
Para começar a desenvolver o assunto é necessário entender que a ação do storytelling começa muito antes da criação de uma peça, vai além, o storytelling está ligado à estória de uma marca ou de uma organização.
A nova tendência é uma diferenciação que as empresas vêm utilizando para trazer o público-alvo cada vez mais perto de si, é a necessidade cada vez maior de se criar vínculos emocionais com os públicos e uma maneira de realizar isso é contar a história deles. Existem diversos cases de sucesso sobre isso, como é o caso da Activia, que em suas propagandas coloca pessoas falando de como o iogurte melhorou a qualidade de vida delas.
O storytelling também pode ser utilizado no ambiente empresarial, ou seja, organizar os acontecimentos da empresa em forma de história. É uma estratégia que envolve os funcionários em torno da organização, os deixa a par de sua cultura – além de reforçá-la -, é uma maneira descontraída de fazer com que eles assimilem seus valores, princípios e sua história real (como e quando foi fundada, etc). Como foi o case da marca Johnnie Walker:
http://www.youtube.com/get_player
Além disso, é muito interessante aliar