Stellarium
STELLARIUM Roteiro Prático de Atividades com Cartas Celestes
Leonardo Decker (leo.decker@hotmail.com)
Cartas celestes são basicamente representações do céu com boa parte de seus corpos celestes, inclusive todos aqueles que um observador na Terra pode enxergar a olho nu; são guias para se prever a movimentação dos astros. Outros programas típicos para se visualizar cartas celestes são o Cartes du Ciel e o Cybersky (www.cybersky.com).
ÍNDICE -> Objetivo; -> Conhecendo o Stellarium; -> Revisando Conceitos; -> Atividades Específicas; -> Conclusão, Referências e Curiosidades.
OBJETIVO Este roteiro serve basicamente para o aluno se ambientar com a interface do Stellarium, com o qual poderá revisar importantes conceitos relacionados à astronomia observacional.
CONHECENDO O STELLARIUM
O
software
Stellarium
pode
ser
adquirido
gratuitamente
pelo
site
http://www.stellarium.org A figura 1 mostra uma tela típica do Stellarium.
Figura 1 – Tela do Stellarium. Percebe-se, no canto inferior esquerdo, o menu de botões. Abaixo, há uma relação das funções de cada botão.
Figura 2 – Menu Principal.
LEGENDA (por número respectivo ao botão): 1 – Mostrar a linha que une as estrelas de mesma constelação; 2 – Mostrar os nomes de cada constelação; 3 – Mostrar uma representação artística para se visualizar as constelações; 4 – Mostrar a grade azimutal, onde cada linha vertical corresponde ao azimute (Az) e todos se encontram no zênite e cada linha horizontal corresponde a altura do astro (Alt). 5 – Mostrar a grade equatorial, onde cada linha vertical que cruza o equador marca a ascensão reta do astro (AR) e cada linha paralela ao equador marca a declinação (DE); 6 – Mostrar a superfície/paisagem do horizonte; 7 – Mostrar os pontos cardeais;
8 – Mostrar a atmosfera; 9 – Mostrar as nebulosas; 10 – Alternar entre a montagem equatorial e a