stall - FLUIDO COMPRESSIVEL
Fluído compressível - é um fluído que responde com uma redução do seu volume próprio ao ser submetido à ação de uma força, uma tensão que o comprime.
Um corpo que se movimenta imerso num fluido (no caso, o ar, altamente compressível), troca impulso com esse meio, ou seja, o movimento relativo entre o ar e o corpo, gera forças nesse corpo na mesma medida em que o corpo acelera (impulsiona) a massa de ar no qual está imerso. Por questões de facilidade de explanação é comum fixar as coordenadas no corpo e considerar o fluido em movimento, situação que acontece num túnel-de-vento. Um avião voando em nível, tanto acelera para baixo a massa de ar pela qual passa, quanto produz turbulência e vórtices, que se estendem por distâncias consideráveis, dependendo do tamanho do avião, da sua velocidade e das suas características aerodinâmicas.
O corpo em movimento ou submetido ao escoamento sofre tanto a ação de forças normais à sua superfície, de pressão, bem como forças tangenciais, de atrito. A força total resultante depende das características do escoamento, da forma do corpo e da sua posição em relação ao escoamento. Costuma-se dividi-la em duas componentes: SUSTENTAÇÃO que atua em direção ortogonal a da velocidade e ARRASTO, em direção a paralela à velocidade. A sustentação é a força que sustenta o avião em vôo, contrariando o seu peso. O arrasto é uma resistência aerodinâmica que tem que ser vencida pela tração dos motores.
Na figura a seguir observamos que os efeitos aerodinâmicos no carro são inversos aos de um avião, pois a maior pressão exercida no carro é na parte superior e no caso do avião e na parte inferior.
Stall
Primeiro vamos entender o que é um Stall.
Quando o avião está voando existe um fluxo de ar que passa na parte superior e na parte inferior da asa. Conforme aumentamos o ângulo de ataque, esse fluxo de ar começa a ser modificado. A parte