exercicios
ATPS - COMPRESSORES
Nome: NATÁLIA PASCHOA RA 1102001741
JHONATA OLIVEIRA 1054019851
RUANN OLIVEIRA 1053009562
ELIAS SANTANA 1070138256
RODRIGO ASSUMPÇÃO 1053009322
Jundiaí – 2013
Máquinas de Fluxo
As máquinas de fluxo podem fornecer ou receber energia do fluido de trabalho, ou seja, a energia mecânica é transmitida ao fluido ou retirada do mesmo. A principal característica de uma máquina de fluxo é um rotor composto por palhetas móveis que são percorridas por um fluido contínuo Segundo o princípio de funcionamento, as máquinas de fluxo podem ser classificadas como:
Digital • Volumétricas ou deslocamento positivo, quando a transferência de energia é obtida a partir da variação do volume ocupado pelo fluido
Certificação confinado;
• Dinâmicas ou turbomáquinas, quando a máquina opera com fluido contínuo escoando através de palhetas fixadas no rotor e a transferência de energia deve-se à variação da quantidade de movimento nas seções de escoamento do fluido.
As máquinas rotativas como as bombas de engrenagem e as máquinas alternativas como compressor a pistão, são exemplos de máquinas de deslocamento positivo. Como exemplos de turbomáquinas têm-se as turbinas hidráulicas, os ventiladores, as bombas centrífugas, as turbinas a vapor, as turbinas a gás, entre outros.
Turbomáquinas As turbomáquinas são máquinas de fluxo que podem ser classificadas quanto à compressibilidade do fluido de trabalho (turbomáquinas térmicas e hidráulicas), ao sentido da transferência de energia (turbomáquinas motora e geradora), e quanto à geometria do percurso do fluido (turbomáquinas radiais e axiais) Classificação à quanto compressibilidade • Turbomáquinas Térmicas: São àquelas onde o fluido de trabalho é compressível, ocorrendo uma variação significativa na densidade do fluido que passa pelo