Cifra
3° período noturno
Resenha critica do filme Lutero dado em aula com base nos textos dados em sala.
O filme começa com Martinho Lutero fazendo uma promessa a Deus para que o poupasse de uma tempestade e em troca ele entregaria sua vida a Ele.
Logo após ele vai para o convento onde começa seus estudos, ainda sim, em sua primeira missa ele é humilhado por seu pai por apenas ter deixado cair um pouco de vinho na mesa durante a ceia.
Martinho Lutero é enviado a Roma para conhecer o centro do catolicismo, e la ele toma conhecimento das indulgencias, que segundo a igreja, quem as comprasse diminuiria seu tempo no purgatório ou de um ente querido, toma conhecimento também da simonia (o comércio de falsas relíquias religiosas).
Pode-se verificar no filme que Lutero não se sentia muito a vontade com essas praticas, sendo que mais tarde ele irá contra elas. Acreditava que o amor de Deus é gratuito simplesmente porque nenhum amor tem preço. Tampouco a salvação da humanidade.
De volta a Alemanha, completa seus estudos em teologia e direito. De posse desses novos conhecimentos começa a lecionar e se torna um crítico feroz de práticas como a venda de indulgências, a falta de vocação para o sacerdócio ou a simonia. Escreve suas 95 teses e as torna públicas para que todos tomem conhecimento dos erros da Igreja Católica.
Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo, o Papa Leão X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitação e conversou com um representante oficial do Papado. Nesta ocasião, muitos achavam que Martin revogaria suas afirmações em respeito à Santa Igreja.
Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a não desafiar
Leão X, com receio à ser condenado como um herege frente a "Santa Igreja". O próprio Cardeal jamais esperava ouvir a reafirmação de Lutero sobre tudo o que já